Os nossos profissionais de saúde estão com dificuldades em comunicar com os colegas que estão áreas de isolamento a tratar de doentes infectados
1. Problema identificado
Devido à pandemia Covid 19, o Hospital de Santa Maria viu-se obrigado a ter que converter salas de enfermagem em salas de cuidados intensivos Covid onde pacientes positivos e em estado agravado seriam assistidos. Estas salas não estavam preparadas para comunicações com o exterior da sala a não ser por um telefone fixo sendo inviável por perigo de contaminação. Esta obstrução à comunicação com o exterior estava a pôr em risco a vida do paciente e estava a resultar em uso excessivo de EPIs sempre que um enfermeiro ou médico se deslocava cá fora para pedir medicação necessária etc.
2. Soluções testadas encontradas
Procurámos soluções simples para poder ajudar na comunicação interna hospitalar. O projeto já foi implementado no Hospital Santa Maria e está agora a ser alargado a outros pedidos que vão surgindo.
Intercomunicadores de bebes - Não funcionou
Pros - Não requer que o profissional toqueCons - Unilateral
Microfones de capacetes de mota - Não funcionou
Pros - BilateralCons - Ao tirar o fato, que é um processo rigoroso para garantir não contágio, os fios e aparelho por dentro do fato poderiam comprometer este processo.
Aplicativo de trabalho remoto - Não funciona
Pros - BilateralCons - Precisa de uma boa ligação à internetNecessário - Equipamentos móveis (2 por sala de isolamento), equipados com SIM card com tarifário de dados móveis, e carregador
Dispositivo de comunicação interna - Solução encontrada
Esta solução permite que, sem necessidade de contato por parte do profissional de saúde que está na sala de cuidados intensivos, poder falar e até mesmo dar formação a colegas (os dispositivos estão equipados com microfone e câmara) para garantir minimização do contágio.
4. Quem auxiliou na operacionalização desta solução?
Esta solução contou com a doação de 12 dispositivos da Vodafone e com o apoio logístico e operacional pro bono da consultoria LeanHealth
5. O que pretendemos com esta solução?
Facilitar o acesso do enfermeiro à informação do paciente, em tempo real, com qualidade de percepção;
Reduzir o tempo de espera entre o pedido dos profissionais com os pacientes infectados em salas de isolamento e a resposta do enfermeiro que dá apoio no exterior;
Diminuir os desperdícios de material de protecção (máscara, produto de desinfecção), escassos nestes momentos.
6. Qual foi o impacto social conseguido?
Volume de pacientes nos cuidados intensivos do Hospital Sta Maria;
Profissionais de saúde da unidade de cuidados intensivos do Hospital Sta Maria;
Sabemos que a mesma solução já impactou cerca de 240 pacientes desde a nossa intervenção, onde o hospital comunicou diretamente à Vodafone para solicitar mais dispositivos e apoio na implementação.
Testemunho de uma enfermeira coordenadora de uma unidade de cuidados intensivos:
"...já dá para ouvir som e ver zona vermelha quando estás na zona limpa! A câmara para imagem tem um ótimo alcance. Hoje fizemos um procedimento cirúrgico e assim só entrou o número mínimo de pessoas! Os outros ficaram cá fora a ver e aprender pela câmara!"
Komentar