top of page

Desobstrução operacional na Solfraterno - Projeto COVID 19

Atualizado: 12 de mar.

A Solfraterno, Associação de Apoio Social no conselho de Oeiras, que apoia 200 famílias carenciadas, ficou com as sua missão comprometida devida à pandemia covid 19.



Sacos de alimento para distribuição

1. Problema identificado


A Solfraterno encontrava-se no processo de mudança de instalações, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, quando a pandemia covid 19 impossibilitou que esta transição fica-se concluída. O resultado foi que o processo de distribuição de cabazes às 200 famílias que apoia (807 pessoas) tenha ficado comprometido por

obstruções no espaço para confecção desses cabazes.


 

2. Solução encontrada


Procurámos soluções que permitissem a Solfraterno continuar a sua missão mas que fosse de encontro às restrições na altura impostas pela pandemia.

Com dois profissionais de gestão operacional nas instalações da Solfraterno, foram identificadas mesas de escritório e estantes de livros que poderiam ser utilizadas para criar uma despensa provisória e permitir que a Solfraterno conseguisse confeccionar os cabazes de alimento.


O fluxo de entrada de alimentos > criação dos cabazes > saída de cabazes também foi revisto e melhorado.

 

3. Quem auxiliou na operacionalização desta solução?


Esta solução conta com o apoio logístico e operacional pro bono da consultoria PMLean

Logo de parceiro - PM&Lean




Esta solução conta com o apoio de 5 voluntários da claque do Sporting.

 

4. O que pretendemos com esta solução?

  • Reativar a cadeia de apoio alimentar, de higiene pessoal e do lar que a Solfraterno presta a 200 famílias no conselho de Oeiras;

  • Reduzir o tempo de confeção de um cabaz rearranjando o fluxo de entrada de alimentos > criação dos cabazes > saída de cabazes.


 

5. Qual foi o impacto social conseguido?


  • 200 famílias carenciadas (807 pessoas) que a Solfraterno apoia;

  • Possibilidade da Solfraterno poder aceitar mais pedidos de auxílio que se multiplicaram durante a pandemia covid 19;

  • A Solfraterno como Instituição.




 
A Spread Portugal, é uma organização sem fins lucrativos onde profissionais de eficiência empresarial dedicam tempo e recursos para que instituições na linha da frente da fragilidade, possam ter os seus processos desenhados de modo a terem ainda mais impacto social e ambiental.

Se acredita na importância deste tipo de intervenção e ajuda na capacitação de instituições, ajude-nos a continuar. Faça um donativo aqui.

Spread_logo_horizontal_1.png
bottom of page