top of page

Criação de presença digital - Obra ABC

Atualizado: 13 de dez de 2023

A obra ABC acolhe crianças que vêm de situações familiares fragilizadas. Ter uma presença digital permite a esta instituição um novo canal de divulgação e angariação de ajuda. 


Grupo das crianças acolhidas pela Obra ABC


1. Problema identificado


A pandemia veio evidenciar a necessidade de presença digital para ser "visível". Para uma instituição de caridade, esta necessidade foi ainda mais evidente quando de si dependem crianças que sem apoio não conseguem sequer ter acesso a aulas online. Foi o caso da Obra ABC, uma instituição no Porto que acolhe crianças que provêm de situações familiares fragilizadas.

Num cenário de aulas online, recolher obrigatório, casos de mortes por covid 19, a gestão logística e operacional para manter em funcionamento a Obra ABC foi desafiante e não ter um botão de donativo, por exemplo, que permitisse a um bem feitor continuar a ajudar, foi crucial.



2. Soluções encontrada


Criar um website dinâmico que permitisse dar a conhecer a missão da Obra ABC bem como atrair benfeitores que tenham interesse em ajudar esta instituição na sua missão de criar um lar a crianças que vêm de ambientes tão fragilizados.

Este website foi desenhado com o intuito das próprias crianças acolhidas sentirem orgulho de estar nesta nova casa.

Exemplo de testemunho de um dos jovens e que está incluído nas histórias partilhadas no website:


Testemunho escrito por uma criança da importância da Obra ABC

Conheça mais sobre a obra ABC: www.obraabc.org


 

4. Quem auxiliou na operacionalização desta solução?


Esta solução contou com o desenvolvimento pro bono da Star Junior Enterprise, a primeira Junior Enterprise da Beira Interior:

 

5. O que pretendemos com esta solução?


  • Facilitar o acesso dos bem feitores à missão da Obra ABC através de botão de Donativo;

  • Dar visibilidade à missão da Obra ABC aos portugueses;

  • Criar uma presença digital que permita ser explorada através de atualizações que a Obra ABC agora poderá fazer.


 

6. Qual foi o impacto social conseguido?



 

 
A Spread Portugal, é uma organização sem fins lucrativos onde profissionais de eficiência empresarial dedicam tempo e recursos para que instituições na linha da frente da fragilidade, possam ter os seus processos desenhados de modo a terem ainda mais impacto social e ambiental. 

Se acredita na importância deste tipo de intervenção e ajuda na capacitação de instituições, ajude-nos a continuar. Faça um donativo aqui.


Spread_logo_horizontal_1.png
bottom of page