top of page

Apoio a pessoas em situação de sem abrigo em pandemia - Projeto COVID 19

O efeito da pandemia Covid-19 sente-se em toda a sociedade, não excluindo os mais desfavorecidos. Instituições que normalmente visam ajudar os mais vulneráveis passam por dificuldades operacionais que lhes compromete a entrega do alimento a pessoas em situação fragilizada. Por outro lado, há um número crescente de pessoas a ocupar as ruas. Segundo os dados recolhidos junto da Cáritas Diocesana do Porto o Projeto Porta Solidária que foi criado em 2009 e que apoiava em média 150 pessoas por dia, chegou agora às 400 refeições diárias num espaço de 4 semanas.


Aproximando-se o Natal, a Comunidade Vida e Paz (CVP) decidiu "apostar na realização de 'sonhos de natal' para todos os utentes da Comunidade, bem como daqueles que acompanha diariamente nas voltas de rua", desafiando as instituições suas parceiras a colaborar no propósito de "fazer chegar a cada pessoa em situação de sem abrigo um presente para que não se sentissem abandonados durante a pandemia covid 19".

 Spread, apoio operacional e logístico nesta iniciativa da CVP, ficou responsável por auxiliar em tornar estes presentes ainda mais especiais.



Voluntária e Pessoa em situação de Sem Abrigo a darem um abraço

 

2. Solução implementada A nossa solução passou por mobilizar 500 crianças para criarem um postal de Natal que pudesse ser incluído junto dos presentes angariados.


 

3. Quem auxiliou na operacionalização desta solução?


Para isso procurámos entidades que atuem a nível nacional e que possam assegurar esta iniciativa:


Neste caso temos o CNE (Corpo Nacional de Escutas) cuja missão já mobiliza crianças a partir dos 6 anos de idade que se disponibilizou para a criação dos postais de Natal. 

Tivemos também donativos de sacos-cama entre outros da Macro Camping para incluir nos presentes que iriam ser distribuídos.


 

4. O que pretendemos com esta solução?

  • Criar consciencialização de crianças para o dever de cidadânia;

  • Possibilitar empresas de participar no Natal da Comunidade Vida e Paz;

  • Permitir que as associações que já auxiliam pessoas em situação fragilizada, continuem a cumprir a sua missão.

 

5. Qual foi o impacto social conseguido?

  • Mais de 450 postais com mensagens usados nos presentes;

  • Mais de 500 crianças mobilizadas e envolvidas;

  • 39 localizações participaram;

  • Donativos adicionais: 11 cobertas e sacos cama, uma mochila, roupa e canecas 



 
A Spread Portugal, é uma organização sem fins lucrativos onde profissionais de eficiência empresarial dedicam tempo e recursos para que instituições na linha da frente da fragilidade, possam ter os seus processos desenhados de modo a terem ainda mais impacto social e ambiental. 

Se acredita na importância deste tipo de intervenção e ajuda na capacitação de instituições, ajude-nos a continuar. Faça um donativo aqui.



Spread_logo_horizontal_1.png
bottom of page